Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Polí­tica
Vereador Paulo César fala sobre Projeto de Lei para controle de zoonoses em Santo Antônio das Missões
08/05/2021 20:55
Foto: André Taborda| Rádio Fronteira Missões

Participou do Programa Conversa Aberta, na edição de sexta-feira (7), o vereador Paulo César Pedroso, explanando sobre o Projeto de Lei que tramita na Câmara de Vereadores de Santo Antônio das Missões, acerca do controle de zoonoses no município.

Paulo César relatou que o projeto surgiu através da necessidade de haver no município quem fiscalize e ampare os animais em condição de rua, auxiliando para que estes possam ter algum cuidado veterinário e até mesmo destinação para lares que desejam adotar um animal de estimação. Projeto de Lei que o vereador entende ser de grande importância, e que vem sendo cobrado ao longo das gestões, relatou que é um projeto que vem sendo feito a “várias mãos”, que está sendo estudado em conjunto com os demais vereadores para adapta-lo a realidade e as necessidades da cidade, tornando-o viável para o Executivo.

Explicou que no momento existem dois projetos em estudo no Legislativo, mas que ambos, buscam melhorias na parte de atendimento veterinário do município, sendo um deles, de autoria da ONG Anjos de Quatro Patas, que atua em Santo Antônio das Missões, com recursos próprios, mas que está buscando o amparo do serviço público para continuar o trabalho que vem realizando.

Para ele, existe uma falha muito grande na fiscalização desses animais, não apenas gatos e cães, mas vacas, cavalos e ovelhas, que circulam livremente, ou são abandonados em vias públicas, e falta da fiscalização fere o código de conduta do poder público.

Entre as demandas dos projetos está um médico veterinário e uma central que possa atender esses animais, também existe a sugestão de que através de deputados, a região adquirisse um castra-móvel, que cumpriria a função de transitar entre as cidades da região, tornando o custo mais acessível. Mas como não existe uma previsão de recurso aprovado para estes fins, acaba sendo apenas um projeto.

Até o momento, o projeto já esteve baixado às comissões duas vezes, e se espera que fique mais uma na sessão da próxima segunda-feira (10).

Autor: Lucia Lopes

Fonte: Rádio Fronteira Missões

Mais notícias - Polí­tica