Educação
Uergs abrirá curso de Ciências Biológicas com ênfase em Gestão Ambiental Costeira
21/09/2021 08:23
Foto: Paulo Ott / Uergs

O Conselho Superior da Uergs (Consun) aprovou, por unanimidade, a abertura do curso de Ciências Biológicas: ênfase em Gestão Ambiental Costeira, na Unidade Litoral Norte, em Osório. O projeto político pedagógico havia sido aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) e apresentado à comunidade em live no dia 23 de agosto, com transmissão pelo Youtube. O curso deverá receber sua primeira turma no próximo semestre.

Reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Leonardo Beroldt afirma que a aprovação, na quinta-feira (16/9), da nova proposta do curso pelo Consun é resultado de proposta que começou a andar em 2018, sob a coordenação da professora Daniela de Lara, da área das Ciências da Vida e Meio Ambiente da Uergs.

O ponto de partida foram conversas com o corpo docente da graduação em Ciências Biológicas ofertada em convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), passando pela realização de audiência pública, em setembro de 2019, com o tema “Diálogos sobre Ambiente e Sustentabilidade: a Uergs que a comunidade precisa no Litoral Norte”.

O escopo do novo projeto do curso de Ciências Biológicas ofertado pela Uergs surgiu a partir da audiência que reuniu docentes do curso, gestores públicos municipais da área ambiental, empresários e representantes de organizações não governamentais ligadas à área. O grupo apontou a necessidade de oferta de formação na área de gestão ambiental e costeira, o que levou a Uergs a trabalhar na reestruturação do curso de Ciências Biológicas, que passa a ter nova ênfase.

A Uergs já havia ofertado, de 2006 a 2018, ingresso no curso de Ciências Biológicas: ênfase em Biologia Marinha e Costeira, em convênio com a UFRGS, na Unidade Litoral Norte, em Osório. Esse curso ainda mantém uma turma em andamento.

No evento de apresentação do projeto, em agosto, Beroldt falou sobre a importância da conversa com a comunidade para a construção de propostas alinhadas às demandas regionais.

“A forma como construímos esse projeto, em diálogo com a sociedade, também é uma demonstração do papel público da Uergs. É possível construir um projeto com qualidade técnica e acadêmica e, ao mesmo tempo, com o compromisso social construído a partir do diálogo”, disse o reitor.

A intenção é de que os debates sobre as necessidades de formação universitária em outras regiões do Estado e a construção de novos projetos de cursos também ocorram nesse formato.

A live de apresentação do curso contou com a presença da diretora do Campus Regional 1 da Uergs, Adriana Abreu. Entre os espectadores estava o prefeito de Osório, Roger Caputi.

 

Nova proposta

De acordo com a professora Ester Loitzenbauer, que coordena o curso de Ciências Biológicas ofertado com a UFRGS, nesse curso a maior parte das disciplinas é focada em Biologia Marinha, com poucas disciplinas na área de gestão.

“O curso novo, além de ser oferecido apenas pela Uergs (e não mais em parceria com a UFRGS) terá apenas uma ênfase: gestão ambiental costeira. Na prática, o curso será voltado para a gestão ambiental costeira e marinha, desde as disciplinas obrigatórias até as eletivas”, disse.

Além disso, o novo projeto prevê a oferta da graduação em apenas um turno, considerando a necessidade das pessoas que precisam conciliar os estudos com o trabalho.

A professora Lisiane Ramos, que coordenará o curso, ressalta que o ponto de partida para a construção do projeto foi conhecer o perfil profissional necessário para a atuação profissional na região, na área de Biologia.

“O profissional que será formado deve ser um profundo conhecedor de seus direitos e deveres, assim como deve ser capaz de atuar na linha de frente para auxiliar a sanar as principais mazelas que ainda afligem os municípios desta região, assim como, deve ser capaz de acompanhar as novas demandas que forem surgindo, sempre com uma visão crítica, sistêmica e ética”, comenta.

Lisiane explica que os componentes curriculares foram construídos com foco no ambiente costeiro, considerando aspectos de gestão ambiental na administração pública de municípios, estados e união. Também foram planejadas ações de contato e trocas com a comunidade regional, por meio de atividades práticas, saídas de campo e projetos de Extensão.

 

Fonte: Portal do Estado do Rio Grande do Sul, com informações do Irga

Mais notícias - Educação