Geral
Suspeita de irregularidades na compra de medicamentos em Garruchos
25/11/2020 19:58
Foto: Reprodução / Garruchos

Nesta quarta-feira, dia 25, foi divulgada em rede estadual de televisão uma reportagem que aponta a suspeita de irregularidades na compra de medicamentos relacionados à pandemia de Covid-19 em alguns municípios do Rio Grande do Sul, e um deles é Garruchos.

A reportagem transmitida no Jornal do Almoço relata que uma pesquisa feita pela Transparência Brasil demonstra que a maior compra por habitantes foi efetuada em Garruchos, quando município que tem um pouco mais que 3 mil habitantes havia adquirido 4.500 envelopes de ivermectina, uma quantidade de 50% maior que a população. 

A reportagem da Rádio Fronteira Missões 89,1FM buscou os detalhes deste processo de compra e de acordo com os documentos divulgados no campo de licitação do site da prefeitura de Garruchos o processo de compra ocorreu através de uma dispensa de licitação e o contrato de fornecimento detalha em suas especificações que a compra foi de ivermectina 6mg, envelope com quatro unidades e no quantitativo de 4.500. Essa compra teve um valor total de R$ 107.550,00, ou seja, R$ 23,90 o valor unitário.

Ainda conforme o projeto da aquisição do medicamento, no item, objetivos, descreve-se que a proposta é a intervenção na primeira fase da gripe provocada pela doença Covid-19, para impedir a progressão para outras fases e até mesmo a não contaminação do indivíduo, então sugere-se o uso da ivermectina como quimioprofilaxia, ou seja, impedir o desenvolvimento de uma infecção.

O plano de trabalho pondera que a distribuição terá preferência para grupos de risco e após, para o restante da população. Inclusive, no dia 31 de julho deste ano, a Rádio Fronteira Missões 89,1FM divulgou uma reportagem de uma entrevista realizada com a secretária de Saúde, Neli Pereira Sasso, na oportunidade em que ela falou sobre a distribuição do medicamento. Confira os detalhes neste link.

A nossa reportagem está tentando entrar em contanto com o prefeito de Garruchos, João Carlos Scotto, para realizar uma entrevista para falar sobre o assunto.

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Rádio Fronteira Missões 89,1FM

Mais notícias - Geral