Educação
Secretaria de Educação realiza planejamento para volta às aulas em Santo Antônio das Missões
13/01/2021 11:35
Foto: Alcides Machado

Participou do programa Conversa Aberta desta quarta-feira, dia 13, a secretária de Educação, Eliane Ristow, a coordenadora pedagógica, Roselaine Lottermann e o coordenador do transporte e merenda escolar, Cesar Oneide Barcelos, falando sobre o retorno das aulas para o ano de 2021.

Conforme a fala de Eliane, a secretaria está realizando o planejamento para o retorno das aulas municipais presencias neste ano de 2021, sem data definida para a volta dos estudantes, o ano letivo inicia dia 1º de março com todo o quadro escolar.

A secretária relatou que neste ano, a secretaria de Educação trabalhará juntamente com a da Saúde, pois várias normas e protocolos deverão ser seguidos e respeitados, sendo uma delas, 50% da capacidade dos alunos em salas de aulas, ainda a utilização de proteção individual pelos professores, funcionários e alunos.

O retorno já foi decidido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul no formato hibrido, portanto, os pais poderão optar se encaminharão os filhos para a escola ou desenvolverão no modo remoto, mas Eliane frisou que o retorno presencial é importante para o desenvolvimento das crianças e adolescentes no conhecimento.

A coordenadora pedagógica, Roselaine, falou da importância da participação dos pais nas tarefas escolas que serão desenvolvidas em casa, pois uma parte do aprendizado dos filhos ficará em suas mãos no ensino a distância, sendo necessário fazer com que os eles utilizem o horário da escola para estudar e aprofundar, da mesma forma que estivesse em sala de aula.

Para garantir a segurança dos estudantes, a pasta formou Centros de Operações de Emergência em Saúde para Educação local (COE), em cada escola para fiscalizar e formalizar medidas e adequações para evitar a contaminação e disseminação da Covid-19 entre os alunos e professores.

O coordenador de transportes e merenda escolar, Oneide, explicou que o deslocamento dos alunos até as escolas também deverá seguir regras rígidas exigidas pelos protocolos, como apenas 50% dos alunos no transporte, por isso, enquanto está sendo definido a data do retorno, a equipe organiza a forma que irão transportar os alunos de forma segura.

Sobre as inscrições para estes alunos que dependem de transporte escolar, serão abertas no mês de fevereiro de forma virtual, por telefone, bem como aqueles que já utilizam e irão seguir, só precisarão atualizar os dados caso nesse período tenha mudado alguma coisa, como por exemplo escola e endereço da residência.

Em breve, a secretária de Educação voltará a participar do Conversa Aberta com detalhes do processo do retorno escolar definitivo em Santo Antônio das Missões.

 

Autor: Alcides Machado

Fonte: Rádio Fronteira Missões 89,1 FM

Mais notícias - Educação