Concedeu entrevista à Rádio Fronteira Missões, na edição da quarta-feira (9) do programa Conversa Aberta, Eliane Ristow, secretária da Educação de Santo Antônio das Missões, falando sobre o retorno as aulas na rede municipal de ensino, que está previsto para ocorrer no dia 14 de junho, próxima segunda-feira, de modo híbrido.
Eliane informou que quando foi realizado o levantamento dos profissionais da educação, no total eram 150 pessoas entre professores, monitores, serventes e desse número, cinco já haviam sido vacinados com as duas doses, 57 com a primeira dose devido à idade ou a comorbidades, e 88 não vacinados. A vacinação iniciou na segunda feira com cronograma para toda semana. Se todos profissionais procurarem serão vacinados até dia 11/06.
Falou que na semana que passou, o COE (Centro de Operações de Emergências da Saúde) municipal realizou as visitas nas escolas da área urbana, e que durante esta semana está realizando as visitas nas escolas do interior. Contou que até então, os relatos que chegam das visitas são muito positivos, e que as escolas estão readequadas e prontas para receber os alunos.
Quanto à entrega dos EPI’s (Equipamentos de proteção individual), a secretária disse que aqueles materiais que já haviam sido comprados e não haviam chegado, chegaram, e já estão entregues as escolas, municipais e estaduais, e que agora, o trabalho é comprar conforme as instituições forem precisando.
Quando questionada se as aulas retornariam mesmo com o aumento dos casos, Eliane relatou que não era uma decisão apenas do Poder Municipal, mas que é necessário que o retorno ocorra, mesmo que aos poucos, mas de qualquer forma, se for necessário recuar, será feito.
Relatou que as aulas presenciais serão retomadas independente do número de alunos que optarem pelo retorno. Frisou que as turmas serão divididas em dois grupos, A e B, para o revezamento da ida a escola, uma semana cada grupo, e por conta disso as aulas online que estavam sendo disponibilizadas pelos professores em horários diferentes para que os pais pudessem acompanhar, não serão possíveis de serem mantidas, já que extrapolaria a carga horária dos professores, mas o grupo C, que é o de alunos que não retornará, receberá atividades e o suporte necessário para realiza-las.
Eliane pediu para que nesse clima de retorno, os pais que optarem pela educação presencial orientem as crianças sobre o uso correto da máscara e a necessidade de manter o distanciamento correto quando em ambiente escolar, prezando sempre pela saúde dos mesmos.
Por fim, disse que espera que o retorno ocorra da maneira mais segura possível, para que as crianças e jovens possam voltar ao convívio no ambiente escolar, mesmo que dentro do “novo normal”, algo que ela acredita que seja de grande importância.