O jovem santo-antoniense Inácio Barcelos, de apenas 9 anos, segue conquistando espaço no futsal gaúcho. Ele foi convocado para defender o Ser Santiago, um dos times mais reconhecidos do Estado pela excelência na formação de atletas no esporte e pela alta performance em quadra. O clube também organiza um dos maiores eventos esportivos de base do Rio Grande do Sul, reunindo mais de 190 equipes todos os anos: A Copa Santiago de Futsal Menor, a edição deste ano ocorre nos dias 19, 20 e 21 de dezembro.
Inácio, que começou no futsal com apenas 3 anos e 8 meses, sempre chamou atenção pelo talento como goleiro. Seus primeiros treinos e competições foram em Uruguaiana e região, defendendo o time Bola Brasil, onde com o tempo foi se destacando em campeonatos e torneios. Inácio atualmente mora em Santo Antônio das Missões, sua terra natal, e continuou crescendo como goleiro, chegando a jogar na Liga Gaúcha de Futsal 2025 com time de Santo Ângelo além de participar de competições diversas por muitos outros times que o convocam.
Hoje, o atleta treina diariamente — de segunda a sábado — em Santo Antônio das Missões, nas escolinhas do Professor Robinho e da Escolinha Sport Clube Gaúcho.
Mesmo tão jovem, Inácio já acumula mais de 50 medalhas, vários troféus de goleiro menos vazado, além de certificados de atleta destaque. Sua convocação para atuar pelo Ser Santiago na Copa Santiago de Futsal reforça o talento e o comprometimento que o menino demonstra em quadra.
A família destaca que todo esse resultado é fruto de muito esforço coletivo: dos treinadores que o acompanharam e os que acompanham hoje, dos times que confiam no seu potencial e, principalmente, da dedicação, amor e responsabilidade que Inácio carrega pelo esporte durante os treinos e em cada competição que o garoto participa.
A mãe do atleta comemora com orgulho:
“É uma honra receber a convocação para ele defender esse grande time que é o Ser Santiago, em um evento tão magnífico. Iremos com muita alegria, foco, pés no chão e tenho certeza que ele irá entregar o melhor dele em cada jogo.”