As Ruínas de São Miguel Arcanjo ganharam uma iluminação especial em apoio ao Outubro Rosa, campanha internacional que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A iniciativa transforma o patrimônio histórico em um símbolo de mobilização pela saúde da mulher, destacando a necessidade de consultas regulares, realização de exames preventivos e o hábito do autoexame para identificar sinais da doença o quanto antes.
O movimento Outubro Rosa teve início nos anos 1990, nos Estados Unidos, quando laços cor-de-rosa foram distribuídos em um evento de conscientização. No Brasil, a campanha chegou em 2002 e, desde então, se tornou um marco anual de informação e incentivo ao cuidado com a saúde.
Mais do que uma cor, o rosa simboliza esperança, união e a luta de milhares de mulheres em todo o mundo contra o câncer de mama.