Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Região
Reunião na Casa Civil tratou sobre o veto do governador ao Projeto Pró-Missões
28/05/2022 08:41
Foto: Reprodução | AMM

O Diretor do Departamento de Turismo da FUNMISSÕES Prefeito de Cerro Largo Paulo Kipper de Almeida, acompanhado de lideranças missioneiras, participou na tarde desta quarta-feira, 25 de maio, de uma reunião com o Chefe da Casa Civil Artur Lemos Júnior, com a presença do Secretário Estadual de Turismo Raphael Ayub, oportunidade em que foram tratadas duas importantes pautas da região das Missões.

A Primeira delas diz respeito ao veto, por parte do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Junior ao Projeto de Lei n°517/2019, que institui o Programa Estadual de Apoio e Fomento às Atividades de Apoio e Valorização e Resgate Histórico das Missões Jesuítico/PRO-MISSOES. Mesmo tendo sido aprovado na Assembleia Legislativa Gaúcha, o Projeto de Lei recebeu o veto do Executivo Estadual, no qual alega que a ação iria ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal e geraria custos para os cofres do Estado. Durante a reunião os representantes da região se prontificaram a trabalhar e buscar articulações políticas, no sentido de derrubar o veto do governador, visto que este projeto traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento do turismo da região das Missões, bem como para o resgate histórico da origem do Rio Grande do Sul. Para a derrubada do veto, o projeto precisa de 28 votos favoráveis na Assembleia Legislativa, em sessão que está marcada para o dia 21 de junho.

Outro assunto discutido na reunião foi o andamento do projeto do Aeroporto Regional Sepé Tiarajú de Santo Ângelo, segundo informação dos secretários presentes, o governo do estado estará licitando nos próximos dias as obras do aterro a ser feito na área de escape no fim da pista do aeroporto, denominado na linguagem aeronáutica de RESA, e o PAPI, que é um sistema de iluminação instalado ao lado da pista que indica aos pilotos em aproximação se estão na altitude correta para o pouso. Com esse sistema, o piloto sabe se está mais baixo ou mais alto em relação ao ângulo que deve manter nessa fase sensível do voo. Ainda, segundo o Chefe da Casa Civil, no próximo mês de junho, deverá ser feito o anúncio do início das comercializações de passagens aéreas dos Voos ligando Santo Ângelo/RS à São Paulo/SP, através da empresa Gol Linhas Aéreas.

Presentes na reunião, acompanhando o Diretor do Detur, os Deputados Estaduais Eduardo Loureiro e Frederico Antunes, o Presidente da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo Vando Ribeiro de Souza, o Assessor Jurídico da AMM Dr. Gladimir Chiele, o Coordenador do Grande Projeto Missões Álvaro Theisen, alem de integrantes da comissão organizadora da FEAAGRI Missões de Santo Ângelo.

 

Fonte: AMM - Associação dos Municípios das Missões

Mais notícias - Região