Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Agronegócio
Responsável pelo setor do leite da Coopatrigo comenta situação da produção e mercado
06/12/2021 15:45
Foto: Reprodução | Internet

O programa Conversa Aberta desta segunda-feira, dia 06, da Rádio Fronteira Missões, trouxe o tema da produção de leite. O entrevistado foi o responsável pela área do leite da Coopatrigo, Roberto Malmann.

Roberto pontuou que a falta de chuva vem prejudicando parcialmente as pastagens e é uma preocupação para dezembro, o que leva um desequilíbrio nutricional, pois a pastagem não se desenvolvendo bem, falta nutrientes, e consequentemente, pode ocasionar problemas de qualidade do leite.

As rotas de coletas das Missões vão diretamente para a indústria da CCGL em Cruz Alta e de acordo com Roberto, o mercado se autorregula, pois, existe a lei de oferta e demanda, e muitas vezes há baixas no preço de leite, quando se compara a custo de produções, além da alta oferta e por outro lado, as importações, com a alta do dólar estão freadas, então hoje, estão adeptos a exportar e não importar em função do câmbio, mas, infelizmente, a demanda fraca em função da renda do consumir, gera a defasagem.

Isto é preocupante, em função do alto custo de produção para o produtor, principalmente, nos insumos, o que faz o produtor não ter alta rentabilidade. Então, os preços pago ao produtor, teve uma queda, e a grande preocupação está no alto custo para o produzir um litro de leite, e isso impacta no resultado final da produção.

Roberto comentou que o Uruguai e Argentina se posicionam regularmente, inclusive, hoje o Brasil se auto sustenta na produção de leite, e principalmente, neste período, ao Norte aumenta a produção, o que é enviado ao Sul.

Ele explicou que as exportações estão voltadas para o México, países do Oriente, alguns contêineres de leite em pó são enviados a China, porém, explicou que o Brasil ainda é mais importador do que exportador.

O responsável relatou que a grande dificuldade hoje, é a sucessão familiar, porque não vem ocorrendo por vários setores, um porque o filho do produtor quer a renda imediata, as propriedades não estão organizadas e estruturadas para qualificar e quantificar a produção, envolve em atividades de domingo a domingo, e outros aspectos. Há um trabalho muito grande e é um desafio para preparar e qualificar os jovens para a sucessão familiar, disse Malmann.

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Rádio Fronteira Missões

Mais notícias - Agronegócio