Concederam entrevista à Rádio Fronteira Missões, na edição de quarta-feira (9) do programa Conversa Aberta, Marilene Barcelos, coordenadora do Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), e Vanderson Godói, advogado do Creas de Santo Antônio das Missões, falando sobre o dia 12 de junho, data que marca o combate ao trabalho infantil.
No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros.
Marilene relatou que em Santo Antônio, não chegam muitas denúncias até o Creas, sobre crianças em situação de trabalho, mas que isso não significa que não existam crianças nessa realidade, mas sim que muitas vezes as pessoas não realizam a denúncia. Mas que ao longo dos anos foram sendo realizadas campanhas de conscientização acerca do assunto, e que hoje, já não se vê crianças vendendo picolé, por exemplo, nas ruas da cidade.
Dentre as ações que estão sendo realizadas pelo Creas, está uma roda de conversa virtual que será realizada na quinta-feira (10), com participação do Dr. em Serviço Social pela PUC e professor da Unipampa, Jorge Alexandre da Silva, falando sobre ações estratégicas para o combate ao trabalho infantil. Marilene falou que no primeiro momento, essa roda de conversa será ofertada para profissionais que tem contato com o público infantil, como trabalhadores da educação e agentes de saúde do município, mas que logo, serão realizadas rodas de conversa abertas ao público, para que todos possam ter conhecimento sobre o tema e possam ajudar a cidade a erradicar o trabalho infantil.
Vanderson explicou que existem diversas formas de denunciar quando se tem ciência de crianças nessa situação, como no disque 100, pelo site do ministério do trabalho, o aplicativo “Protege Brasil” e o “MPT” da Gerdau.
O símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo é o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Ele tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. O ícone representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.