Agronegócio
Propriedades que desenvolvem projeto de conservação e/ou recuperação de biomas recebem visitas de avaliação
22/10/2021 16:37
Foto: Jéssica Ourique

Nesta semana, Santo Antônio das Missões recebeu a visita do diretor do Departamento de Biodiversidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Diego Melo Pereira, e também, do assessor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul - Fetag, Kaliton Prestes.

Os profissionais estiveram no município para realizar algumas visitas aos produtores rurais envolvidos no projeto de conservação e/ou recuperação de biomas que está sendo desenvolvido em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Em entrevista à Rádio Fronteira Missões, Diego comentou que o projeto está na finalização de uma etapa e que novas serão realizadas, por isso estavam realizando as visitas, avaliando o que foi desenvolvido até aqui e para ser feito o planejamento de ações futuras. O projeto tem o objetivo de preservar áreas nativas que são de extrema importância para pecuária gaúcha, porque assim, o produtor rural terá a valorização das suas terras e também do produto final, a exemplo, a carne.

Kaliton explicou que os produtores receberam assistência técnica e insumos para realizar a preservação do campo nativo e que isto é extremamente importante para a preservação deste bioma que ao longo dos últimos anos vem sofrendo com a substituição por cultivo de outras produções, especialmente, a cultura de soja.

Quanto as ações técnicas, o assessor explicou que foram detalhas algumas técnicas de manejo para o campo nativo aos produtores para que estes aplicando na propriedade pudessem ter melhorias no solo e nas pastagens. Destacou que o projeto não abrange uma propriedade por completo, ou seja, em totalidade de seus hectares, e sim são algumas pequenas áreas em diversas propriedades.

Valdemari Belchor, presidente do STR, comentou que o papel do sindicato foi intermediar as ações da Fetag e secretaria estadual de forma a tornar o projeto possível, além de acompanhar o desenvolvimento das ações por parte dos produtores.

Diego salientou que a região das Missões é umas das principais do Estado quando se trata da conservação e/ou recuperação dos biomas e que é de extrema importância este processo, inclusive está desenvolvendo o Programa Campos do Sul, que visa certificar os produtores que realizarem a ações do projeto de forma correta.

Valdemari citou que o maior beneficiado é o produtor, porque melhorando suas técnicas, terá avanços na sua produtividade, consequentemente, poderá aumentar sua renda e por fim, ter mais qualidade de vida.

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Rádio Fronteira Missões

Mais notícias - Agronegócio