Agronegócio
Projeto “Estâncias Gaúchas” busca valorizar a carne gaúcha através da história e cultura do Estado
26/07/2021 16:20
Foto: Divulgação

Concedeu entrevista à Rádio Fronteira Missões, Marcelo Fett Pinto, engenheiro agrônomo que atua com consultorias e manejo de campos nativos e pecuária de corte com foco em projetos de sustentabilidade ligados a pecuária gaúcha, cultura, história e biodiversidade, valorizando o valor histórico e econômico da região.

Atuando na área da Campanha e Fronteira, e iniciando as pesquisas para atuar na região das Missões, Marcelo faz parte do projeto “Estâncias Gaúchas”, projeto que estuda alternativas para ajudar na manutenção dos campos nativos em propriedades, preservando o bioma Pampa, que vem sumindo aos poucos.

Durante a entrevista Marcelo contou que o projeto surgiu através de um grupo de pecuaristas do Rio Grande do Sul que tinham a vontade de valorizar a produção pecuária conectando-a com outros fatores, como, as histórias regionais, a natureza, a biodiversidade e a cultura, que fazem com que os produtos finais sejam reconhecidos atualmente como melhores carnes, couro e lã do mundo.

O projeto busca conectar sistemas de produção sustentáveis ao mercado consumidor responsável, além de aspectos ligados ao rebanho, desde questões como genética, boas práticas de manejo, sanidade e outros quesitos que compõem os sistemas de criação focados na pecuária extensiva pela oferta de área e pasto - natural ou cultivado, também mostra a realidade da pecuária gaúcha, resgata e mantem as autênticas características regionais da cultura e história do Rio Grande do Sul, intrinsecamente conectada com a criação de gado.

"Contar a história de como a carne foi produzida, os cuidados com a sustentabilidade e a origem traz mais transparência ao processo, desde a estância até o consumidor", aposta Marcelo. "Essa é uma iniciativa dos próprios produtores para valorizar a carne gaúcha", 

Na Expointer, a primeira aparição da marca ocorreu na Vitrine da Carne Gaúcha, durante a sessão de corte de uma carcaça bovina do plantel de um dos integrantes do projeto. Marcelo também apresentou a iniciativa em evento da Federação da Agricultura do Estado (Farsul).

Autor: Lucia Lopes

Fonte: Rádio Fronteira Missões

Mais notícias - Agronegócio