Roselaine Lottermann, participou do programa Conversa Aberta desta quarta-feira, dia 24 e comentou sobre a nova gestão do Comdica - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ela comentou que era vice-presidente na gestão anterior, e em abril foi realizado o processo de eleição quando Caren Cambri foi eleita a nova presidente, porém devido as atribuições dela na Assistência Social, tiveram que optar por outro nome e a escolheram, então em agosto assumiu o cargo.
Roselaine disse que o Comdica é um conselho municipal de atendimento aos direitos das crianças e a adolescentes, atua junto ao Conselho Tutelar, é um órgão que formula normas e regras, é um órgão deliberativo e tem papel administrativo e fiscalizar de todos os órgãos públicos ou não, que trabalham com crianças e adolescentes.
Citou por exemplo, auxílio ao Lar da Criança, neste processo da audiência pública e nova equipe técnica, e atua diretamente ligado ao Conselho Tutelar, inclusive, tiveram uma reunião na terça-feira, e embasado na lei foram revistas algumas questões de registros, horários e atendimentos prioritários que são as crianças e adolescentes.
Roselaine citou que a proteção da criança e adolescente não é somente por maus tratos, e sim, abandono intelectual, abandono dentro de casa, são vários aspectos e vários tipos de abandonos e de violação de direitos, além de que, a criança e o adolescente é parte que diz respeito a toda a sociedade. Cuidar das crianças e adolescentes é um investimento para o futuro.
Ela deixou claro para a comunidade que o Conselho Tutelar tem um celular de contato, então os munícipes não ficarão desassistidos, porque este celular ou está na sede do Conselho ou com o plantonista, então sempre que houver a necessidade de contatar os conselheiros tutelares, independentemente de horário. Inclusive, se colocou à disposição da comunidade.
Pediu que a comunidade ajude a denunciar tudo o que estiver envolvido crianças e adolescentes, seja maus tratos ou abandono, podendo ser via disque 100, denunciar de forma anônima. Esta denúncia chegará ao Ministério Público e consequentemente, ao Conselho Tutelar.