Geral
Presidente da Apam fala sobre atividades desenvolvidas pela associação
21/09/2021 11:55
Foto: Reprodução | Sandra Oliveira

Na segunda-feira (20), concedeu entrevista à Rádio Fronteira Missões, a presidente da Associação de Produtores e Artesãos Missioneiros de Santo Antônio das Missões (Apam), Sanda Oliveira, falando sobre os processos da agroindústria familiar e das atividades que associação vem desenvolvendo.

De acordo com Sandra, a Apam foi fundada em 2007 e a agroindústria Santo Sabor em 2016, e de lá para cá a união de ambas vem resultando em um trabalho constante, com muitos desafios, mas que visa valorizar a indústria familiar de produtos coloniais, que são diferenciados justamente pelo seu trato caseiro e artesanal na hora da confecção.

Hoje em dia, a Apam conta com 62 famílias que são associadas, mas que atuam no dia a dia na confecção e venda de produtos são 33, e além do ponto de atendimento no quiosque que fica no trevo de acesso a Santo Antônio, a associação expõe seus produtos três vezes por semana na praça Antônio Vicente do Nascimento, nas bancas da Feira do Produtor, na terça, quinta e sexta-feira, sendo o carro chefe dos lucros.

Sandra relatou que por se tratar de produtos artesanais, sem agrotóxicos e com uma taxa de conservantes e itens industrializados, muito baixa, foi se criando uma clientela muito boa e que sempre dá preferência aos produtos que vem da associação, algo que permitiu e exigiu, que as vendas se modernizassem, já que hoje, a associação vende na maquininha de cartão, no pix e faz tele entrega dos produtos sem custo adicional através do 55 9 9958 2134.

Além das vendas na feira e no quiosque, a Apam produz farináceos e hortaliças que através do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) fornece os alimentos para todas as escolas municipais e estaduais de Santo Antônio das Missões.

No último dia 15 de setembro, Sandra foi reeleita como presidente da associação para o seu segundo mandato de 2 anos, tendo como sua vice Enedina Machado, sendo que desde 2015 ela já vem fazendo parte das comissões de direção da Apam. Sanda disse estar muito feliz, pois é o retrato de como o associado vê sua administração.

 

Autor: Lucia Lopes

Fonte: Rádio Fronteira Missões

Mais notícias - Geral