Saúde
Estado recebe primeiro lote de vacinas da Janssen contra o coronavírus
24/06/2021 17:10
Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O primeiro lote de vacinas do laboratório Janssen, da Johnson & Johnson, chegou ao Rio Grande do Sul na manhã desta quinta-feira (24/6). São 91.800 doses que serão distribuídas na sexta-feira (25/6).

O principal diferencial deste imunizante em relação aos disponíveis é a necessidade de apenas uma dose, atingindo eficácia de até 85% para casos graves da doença depois de 28 dias da aplicação. A eficácia global da vacina para casos leves, de acordo com a bula, é de 67% em todos os indivíduos.

Com esse primeiro lote da Janssen, o Rio Grande do Sul chega a quase 9 milhões de doses recebidas, somando de outros laboratórios (Astrazeneca, Coronavac e Pfizer). A carga chegou ao Estado juntamente com 195,6 mil doses de Coronavac. No início da tarde desta quinta (24) pousou, no aeroporto de Porto Alegre, avião transportando 147 mil doses da Pfizer.

A previsão é que, com os demais envios previstos para os próximos meses, o Estado consiga vacinar todas as pessoas acima dos 18 anos com ao menos uma dose até o dia 20 de setembro. No momento, o Rio Grande do Sul já vacinou 4,3 milhões de pessoas com a primeira dose, o que representa quase 50% da população vacinável (acima dos 18 anos). Cerca de 1,8 milhão já completaram o esquema com a segunda dose.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Mais notícias - Saúde