Polí­tica
Em painel, candidatos ao Piratini firmam compromisso com fomento à cultura gaúcha
17/08/2022 17:38
Concorrentes ao governo do Rio Grande do Sul responderam perguntas sobre propostas para as tradições gaúchas em mesa redonda no CTG Gomes Jardim, em Guaíba.
Foto: Giovani Grizotti

Durante duas horas, e em meio a trovadores, degustação de churrasco e chimarrão, oito candidatos ao Palácio Piratini participaram de um painel sobre cultura gaúcha nesta quarta-feira (17), no CTG Gomes Jardim, em Guaíba.

Promovido pela Confraria da Música e Frente Parlamentar dos Vereadores pelas Tradições Gaúchas, o encontro ouviu propostas dos políticos em quatro temas: geração de emprego e renda a partir da cultura gaúcha, valorização aos artistas locais com aperfeiçoamento às leis de incentivo, tradicionalismo como ferramenta de fomento ao turismo e ensino da cultura gaúcha nas escolas. De uma forma geral, todos firmaram compromisso em criar políticas de fomento ao setor.

Participaram Argenta (PSC), Edegar Pretto (PT), Eduardo Leite (PSDB), Luis Carlos Heinze (PP), Onyx Lorenzoni (PL), Ricardo Jobim (Novo), Vicente Bogo (PSB) e Vieira da Cunha (PDT). Carlos Messala (PCB), Paulo Pedra (PCO) e Rejane de Oliveira (PSTU), que também disputam a eleição para governador, não participaram do evento devido ao critério de representação legislativa.

Cada um teve dois minutos para responder às perguntas formuladas pelos integrantes da mesa: Cristina Sorrentino, Valmir Böhmer, Marquinhos Kroeff e Rose Grings. Ao final, tiveram um minuto para as considerações finais.

No final de cada bloco, os trovadores Tetê Carvalho e Rivael resumiam na forma de versos o conteúdo da mesa-redonda. A equipe do CTG Alexandre Pato, de Lagoa Vermelha, serviu degustação de churrasco aos políticos, que também provaram o chimarrão da Escola do Chimarrão, de Venâncio Aires.

Chimarrão e churrasco foram atrações no CTG — Foto: Giovani Grizotti

Segundo os organizadores, a comida e a bebida típica dos gaúchos são exemplos do potencial econômico proporcionado pelas tradições do Rio Grande do Sul. Ao final do encontro, os candidatos receberam a "Carta de Guaíba", com sugestões para o futuro governo. Confira os cinco tópicos do documento.

1. Valorização dos CTGs

Nossos CTGs tem enfrentado dificuldades após os dois anos em que ficaram fechados durante a pandemia. Muitos jovens deixaram de frequentar os galpões e não retornaram para o convívio das entidades, desfalcando, especialmente, os grupos de danças tradicionais. Para resgatar esse público, nada melhor que começar pelas crianças. Por isso, entendemos ser importante acelerar o processo de implantação do ensino da cultura gaúcha nas escolas estaduais.

2. Cadeia produtiva dos rodeios campeiros e artísticos

É sabido de todos que nossa cultura tem um grande potencial para gerar emprego e renda aos gaúchos. Antes da pandemia, em 2019, dados oficiais da secretaria da Agricultura mostram que foram realizadas mais de 3 mil festas campeiras e rodeios no estado. Só grupos de danças tradicionais, são cerca de 1, 2 mil, reunindo mais de 30 mil dançarinos. Entendemos ser importante o governo apoiar, institucionalmente, e através da divulgação, esse tipo de atividade.

3. Valorização da música gaúcha

Recentemente, tivemos uma discussão nacional sobre os altos cachês pagos a artistas sertanejos em pequenas cidades do interior do Brasil. E essa polêmica chegou ao Rio Grande do Sul. Nossos artistas cobram uma proporção maior de artistas locais nesses shows, considerando que, nesse caso, a geração de empregos e renda permanecem no estado, favorecendo nossa gente. Sugerimos criar normas que priorizem os patrocínios de empresas estatais a eventos que valorizem o artista regional, bem como cotas na Lei de Incentivo à Cultura, para garantir 100% de abatimento no ICMS devido a eventos da cultura regional gaúcha.

4 .Turismo e tradição

Quando a gente viaja pra fora do estado, a primeira coisa que buscamos é entrar em contato com a cultura local. Quem vai a Buenos Aires, encontra uma casa de tango em qualquer esquina. Mas quem vem a Porto Alegre, muitas vezes, não tem onde dançar a nossa vanera, ou não sabe como chegar a um CTG para frequentar um baile gaúcho. Por outro lado, as atrações artísticas dos CTGs, os rodeios e as cavalgadas, poderiam se unir ao setor do turismo para que nossa cultura também possa ser uma ferramenta para atrair visitantes ao Rio Grande do Sul. Nossa proposta é que sejam criados programas capazes de unir turismo e tradição, e aproveitar o potencial das nossas entidades tradicionalistas como atrativo aos visitantes. E criar formas de informar os turistas sobre atividades realizadas por CTGs.

5. Tombamento de manifestações culturais

Em fevereiro, o frevo, cultura tradicionalmente nordestina, oi tombado como patrimônio do Iphan, somando-se a dezenas de outras em diversos estados. Mas nenhuma cultura genuinamente gaúcha possui esse status. Sugerimos que o futuro governo crie um grupo de trabalho para fomentar propostas de tombamento de manifestações como o ritmo musical "bugio", como patrimônio da Nação. E assim, salvaguardar nossa bagagem folclórica e cultural.

Fonte: G1-RS

Mais notícias - Polí­tica