Em entrevista para a Rádio Fronteira Missões, a vice- prefeita Glasfira Amarante afirmou que no dia de ontem, 10 de fevereiro, o Estado do Rio Grande do Sul, homologou o decreto de situação de emergência do município.
Glasfira disse que Santo Antônio das Missões e mais 4 municípios tiveram o decreto de situação de emergência homologado pelo Estado, porém aguardam ainda a homologação a nível federal.
Ela ressalta que esta estiagem está trazendo para o município prejuízos econônicos significativos na soja, no milho, na pecuária de leite, na pecuária de corte e que a administração municipal trabalhou insistentemente em busca desses dados através do Grupo de Trabalho de Enfrentamento a Estiagem, e que baseado nessas informações conseguiram êxito para a homologação do decreto.
Desta forma, é possível acessar recursos para investimentos nas áreas mais prejuducadas do município que é a agrícola e pecuária, dando a oportunidade também aos produtores acessarem seus financiamentos, progrorrando dívidas e tudo o que contempla o decreto municipal.
Glasfira, que assinou o decreto municipal na época que estava como prefeita em exercício por conta das férias do prefeito, aproveitou e agradeceu ao Grupo de Trabalho e a todos os envolvidos e afirma para a comunidade que continuam disponíveis para que se por ventura precisarem de água potável, água para os animais, o secretário do Meio Ambiente e Agricultura, Vagner está trabalhando incansavelmente para atender a todos.