Na primeira reunião, realizada no início da tarde da terça-feira (9), a Comissão Especial sobre a Malha Ferroviária do RS, presidida pelo deputado Tiago Cadó (PDT), elegeu, por unanimidade, o relator e o vice-presidente do colegiado, que terá 120 dias de duração e não deverá interromper os trabalhos durante o recesso parlamentar. O deputado Cláudio Tatsch (PL) foi escolhido para relatoria e o deputado Valdeci Oliveira (PT) para vice-presidência.
Os sete parlamentares presentes aprovaram também a realização de reuniões presenciais e, virtuais ou híbridas, dependendo do local e circunstância das 12 audiências públicas aprovadas para serem realizadas durante os quatro meses. Os requerimentos, propostos por Cadó, preveem audiências, nesta ordem, em São Borja, Uruguaiana, Itaqui, Alegrete, Santiago, São Gabriel, Santa Maria, Cruz Alta, Passo Fundo, Rio Grande, Lajeado e Bento Gonçalves, municípios impactados, direta ou indiretamente, pelo abandono da malha ferroviária.
A Comissão das Ferrovias foi instalada em 18 de novembro com o objetivo de analisar e propor soluções para a questão ferroviária no RS, que possui trechos de concessões federais próximas do vencimento, implicações no sistema logístico do estado, além dos efeitos sociais e urbanos nas localidades.
Presentes na reunião os deputados Tiago Cadó (PDT), presidente, Cláudio Tatsch (PL), Elton Weber (PSB), Capitão Martim (Republicanos), Dimas Costa (PSD), Valdeci Oliveira (PT)., Professor Bonatto (PSDB)