Polí­tica
Carlos Cardinal renuncia seu cargo de vice-prefeito de Garruchos
14/06/2024 11:47
Em entrevista exclusiva para a Rádio Fronteira Missões, Cardinal explana motivos que o levaram ao pedido de renúncia
Foto: Reprodução Internet

O vice-prefeito de Garruchos, Carlos Cardinal, renunciou ao cargo. O anúncio foi realizado pelo político nesta sexta-feira (14), durante entrevista para o programa Conversa Aberta da Rádio Fronteira Missões.

De acordo com Cardinal, a decisão ocorreu e se deu por motivos pessoais. Ele conta que no dia de ontem (13) formalizou a renúncia através de um pedido encaminhado ao Prefeito Municipal e também a Câmara de Vereadores. A renúncia já esta formalizada, somente faltando encaminharem alguns protocolos a Justiça Eleitoral de Santo Antônio das Missões.

Ao ser indagado o que foi que o fez encaminhar essa renúncia, principalmente em um ano eleitoral, Cardinal responde que percebeu que dentro do partido, algumas pessoas estavam interessadas em substituir o nome dele como candidato a vice-prefeito, e que após refletir notou também que havia um movimento para desmerecer o nome dele, dizendo que ele estava "desgastado", afirmando ainda que leva com ele o respeito com os companheiros e companheiras de partido, pois política se faz no campo ideológico, apresentando ideias, fazendo propostas e não destruindo ou desmerecendo os próprios companheiros, então esse tipo de política não o agrada, e ao perceber isso, ele concluiu que não tem tantos defeitos para tal atitude, que as gestões dele sempre foram muito tranquilas, pensadas e sempre teve um ótimo relacionamento com o Prefeito.

Cardinal decidiu renunciar para não permitir que nessa fase da vida dele, queimassem o nome dele e nem toda a trajetória política que ele teve até o momento, inclusive sendo eleito a Deputado Federal, também já foi Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul, prefeito de Garruchos, vice-prefeito entre tantos outros cargos de gestão política que ele tomou frente.

Cardinal destaca que tomou a decisão para preservar o seu nome. “Na minha renúncia informei ao prefeito em uma conversa pessoal e após a decisão tomada pedi desculpas à comunidade, justifiquei com as razões pessoais. Não tenho muitas eleições pela frente, mas citando Jayme: ‘sou o mesmo gaúcho que fui tempos atrás’. Não serei candidato a prefeito neste ano, mas vou lutar pelo meu partido PDT. Continuarei o brizolista de Garruchos, seguirei forte e participando do que está ao meu alcance. Esse é meu compromisso enquanto eu estiver na cancha da política”.

Ao ser perguntado se essa renúncia não poderia prejudicar o Prefeito Roland Schatz e o próximo candidato a vice-prefeito, Cardinal disse que não, pois eles estão muito seguros, e ele entendeu que o objetivo deles era que não participasse da chapa majoritária para as eleições de 2024, então toda a estratégia para que ele não concorresse atingiu o objetivo, ele decidiu renunciar também para dar espaço para que o próximo venha, e use seus argumentos de onde estava o "desgate político" dele, pois isso é importante para os munícipes. 

Cardinal afirma que a vida é feita de ciclos, e que enquanto tiver saúde ele continuará atuando na política, pois gosta disso. Ele não trabalhará na campanha, mas não deixará de votar no partido, até porque ele não vota em adversários.

Finalizando a entrevista ele deixou sua palavra ao povo de Garruchos, pedindo desculpas novamente, agradecendo pela confiança de todos, afirmando que teve suas razões pessoais e espera que todos o compreendam. 

Autor: Naryel Barcelos

Fonte: Programa Conversa - Rádio Fronteira Missões

Mais notícias - Polí­tica